Você conhece o Lince-Ibérico?

Procurando um novo animal para pesquisar no meu Roteiro de Estudos eu conversei com a minha professora e disse que eu gosto muito do Lince-Ibérico, pois eu acho esse animal bem bonito e também bem interessante, por parecer pra mim uma gato selvagem 😁

Ele está na minha Enciclopédia Maluca dos animais e me chamou bastante a atenção por estar no grupo dos ameaçados. Então vamos as curiosidades sobre ele? E também saber porque ele está ameaçado?

Curiosidades e características:

Ele tem muitas características típicas dos linces: orelhas peludas, pernas longas, cauda curta e um colar de pelo que se assemelha a uma barba. 

O lince-ibérico tem uma cor castanho-amarelada com manchas.

O comprimento da cabeça e do corpo é de 85 a 110 centímetros, com a pequena cauda com um comprimento adicional de 12 a 30 centímetros. 

O macho é maior que a fêmea e podem pesar até cerca de 27 kg. A longevidade máxima na natureza é de treze anos.

Onde ele vive? 

No sul da Europa

O que ele come?

O lince-ibérico é especialista na caça de coelhos, os quais representam a maior parte da sua dieta, ele tem dificuldade de se adaptar a outro tipo de alimentação.

Um macho necessita de um coelho por dia; uma fêmea grávida come três coelhos por dia.

Porque ele é um animal ameaçado de ser extinto?

O coelho que é a sua principal fonte de alimento, começou a ter uma queda em sua população devido a doenças, isso afetou bastante a população de linces também. 

O lince também foi afetado pela perda de matagal, que é o seu habitat principal, pelo desenvolvimento humano, incluindo mudanças no uso do solo e pela construção de barragens e estradas. 

Os atropelamentos com veículos são a principal causa de morte não-natural do lince-ibérico.

O lince-ibérico foi uma espécie em perigo crítico até 2015, para agora ser considerada uma espécie em perigo. Ainda assim, é a espécie de felino mais ameaçada no mundo e o carnívoro em maior perigo na Europa.

 De acordo com o grupo de conservação SOS Lynx, se o lince-ibérico desaparecesse, seria a primeira espécie de felino a ficar extinta desde os tempos pré-históricos.

 Está categorizado como espécie em perigo por várias organizações, incluindo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). 

A reprodução em cativeiro e os programas de reintrodução na natureza têm aumentado o seu número. Numa tentativa de salvar esta espécie da extinção, teve início o projeto Europeu de Vida Natural que inclui a preservação do habitat dele, monitorização da população do lince, e gestão das populações de coelho.

Espero que vocês tenham gostado de conhecer a respeito desse animal tanto quanto eu gostei. Espero que ele não seja extinto e que esses trabalhos de preservação da espécie do lince-ibérico continuem dando certo. 

Agora vou deixar umas fotos que eu escolhi para vocês verem a beleza desse animal, a última foto eu que tirei, é da minha enciclopédia!






Fonte: Enciclopédia Maluca dos Animais Editora: Raposa Vermelha

Wikipédia

 União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). 

Tudo sobre o Panda Gigante!!!

 

Estou fazendo um roteiro de estudos com a minha professora da escola e esccolhi os animais pra pesquisar. Claro né? Porque como vocês já sabem, eu amooo os animais! 😻🙋😍

Conversei com a minha professora nova, o nome dela é tia Kelli e falei que queria muito estudar sobre o Panda gigante, eu li sobre ele na minha enciclepédia de animais que minha avó Fatinha me deu, queria saber  onde ele vive, e também porque ele está ameaçado de ficar em extinto. 

Então vamos as curiosidades sobre ele;

O panda-gigante é um mamífero omnívoro da família Ursidae endêmico da República Popular da China. 

Já respondi uma pergunta que eu tinha que era onde ele vive?

Na Chinaaa! 

E porquê ele está ameaçado de ser extinto?

Embora a população pareça estar aumentando, com a aceleração das mudanças climáticas, cerca de metade das florestas de bambu que é o que os pandas comem) serão perdidas nos próximos anos e, portanto, a população de pandas tornará a diminuir. O governo Chinês não para de lutar para conservar esta espécie e seu habitat.

É muito triste saber que por causa da falta de cuidado dos homens com a natureza, um animal tão bonito como esse seja ameaçado de sumir do planeta porque pode vir a faltar comida pra ele. Desde já vou estar torcendo aqui pra isso não acontecer e também quero fazer o que puder pra poder ajudar. 

Mais curiosidades sobre o Panda Gigante: 

Nome científicoAiluropoda melanoleuca
PesoFêmea: 70 – 100 kg (Adulto)
Expectativa de Vida20 anos (na natureza)
Altura60 – 90 cm (Adulto, até ao ombro)
Período de Gestação95 – 160 dias
Comprimento1,2 – 1,9 m (Adulto)



Eu que pintei esse desenho do Panda Gigante, sou apaixonada!💗


Beijos: Manu 

Até a próxima! 


Fonte:  Wikipédia e Enciclopédia Maluca dos Animais de Adrienne Barman, editora Raposa Vermelha

Tudo sobre a Vaca Marinha!


Minha professora pediu pra eu pesquisar sobre a vaca marinha e eu amei saber mais sobre ela, você conhece esse animal? Ela também já foi extinta, uma pena. 

Era uma espécie de animais com corpo de pele grossa e amarronzada, com tamanho que alcançava oito metros de comprimento e seis de largura, enorme né? Ela podia pesar até onze toneladas; com cauda em forma de meia-lua e nadadeiras semelhantes a ganchos; além de rosto pequeno, com olhos e narinas também pequenos. Devia ser muito fofa, imagino que devia parecer um pouco com os leões marinhos que eu adoro. 

O nome científico é Hydrodamalis gigas, conhecido popularmente como dugongo-de-steller ou vaca-marinha-de-steller, mas vamos chamar só de vaca marinha mesmo aqui pra facilitar a nossa vida 😅

Vamos as Curiosidades sobre ela:

É uma espécie extinta de mamífero marinho da ordem Sirenia. Este animal habitava o mar de Bering, Seus fósseis foram encontrados no Oceano Pacífico. Próximo a costa da Califórnia e do Japão. 

A espécie foi descrita pela primeira vez pelo naturalista alemão Georg Steller em 1741, numa altura em que já era bastante rara. Por isso o nome Vaca Marinha de Steller. 

Não tinha orelhas. 


Os adultos não tinham dentes. 


Por causa de seu peso e estrutura corporal as vacas marinhas eram animais bastante lentos.


Era um animal herbívoro, altamente especializado para ambientes costeiros de águas frias e pouco profundas, ricas em algas e outra vegetação marinha.


Vivia em manadas, próximo a rios. Pouco se sabe a respeito dos hábitos de vida ou reprodução, mas os estudiosos imaginam que formassem casais monogâmicos e que o período de gestação fosse longo. Relatos contemporâneos indicam que as fêmeas davam à luz apenas uma cria, na altura do Outono.

Causa da extinção


A extinção da Vaca Marinha está relacionada à chegada ao mar de Bering de pescadores que queriam a sua carne e o seu couro 😢😢 ( Saber disso me deixa muito triste) 


A vaca marinha serviu como fonte de alimento e era caçado pela sua carne, que tinha textura e sabor semelhantes ao bife de vaca, por isso era conhecida como vaca marinha. 


A gordura era aproveitada para cozinhar ou para as lâmpadas a óleo, e o leite das fêmeas era consumido diretamente ou transformado em manteiga. O couro era usado para fabricação de roupas.


Mas a caça não foi o único motivo de extinção. Juntamente com as vacas marinhas, os pescadores fizeram mal também as populações de lontras-marinhas que se alimentavam, entre outras coisas, de ouriços-do-mar. Com os seus predadores morrendo, a população de ouriços explodiu e, como se alimentavam da mesma vegetação marinha, tornaram-se competidores das vacas marinhas. Em 1755 foi emitida uma ordem nos portos do mar de Bering que proibia a caça das vacas marinhas. Porém nesta altura a espécie já se encontrava em declínio acentuado e um dos últimos animais foi caçado em 1768. 😞


Por isso que eu não como carne de nenhum animal. Eu e minha família nos tornamos vegetarianos pela preservação dos animais e também pela nossa saúde. Um dia eu venho contar mais sobre a nossa alimentação e o que fazemos aqui em casa pra ajudar a preservar a natureza. 


Você gostou de conhecer esse animal? Conta pra mim, eu adorei! 

Beijos: Manu💓






Tudo sobre o Dodô. Você conhece esse animal?




Oi gente, estou fazendo um trabalho pra escola de pesquisar tudo sobre vários animais, a ideia foi minha conversando com a minha tia da escola, é um roteiro de estudos, então vão aparecer aqui vários animais diferentes que eu estou estudando sobre eles. Pra gente que gosta de bichos é muito legal aprender sobre eles, eu tenho uma enciclopédia que minha avó me deu que eu adoro e foi lá que eu conheci o Dodô e tive vontade de saber mais sobre ele, então vamos as curiosidades!

O Dodô é um animal que foi extinto há mais de 300 anos atrás, fiz as contas com meus pais e fiquei surpresa. 👀 

Dodôs eram parentes dos pombos, eles pareciam com eles apesar do tamanho, eles eram bem grandes, tinham mais ou menos um metro de altura e pesavam vinte quilos. 😍

As fêmeas colocavam apenas um ovo por vez, e como eles não voavam o ovo ficava no baixo, muito fácil de ser pego por outros animais e pelos humanos. 

Existiam Dodôs brancos.

Eles viviam na Ilha de Madagascar. 

Eles não tinham medo dos humanos, eu bem que ia gostar de ver um de perto. Mas não de ter um pra mim pois esses animais devem viver livres na natureza. 

Os homens daquela época, marinheiros que chegaram na ilha descobriram os Dodôs e começaram a caçar para servir de alimento, essa trágica história fez com que eles desaparecessem e virassem uma espécie de símbolo da extinção. Eu fico muito triste em saber que ele poderia ainda existir e não existe por causa da maldade dos homens. Ele é considerado o mais famoso animal extinto em tempos históricos, aparecendo várias vezes em histórias da cultura popular. 

Como por exemplo na história da Alice no País das Maravilhas, que é uma história que eu gosto muito. Vou colocar a foto dele no filme e no livro pra vocês verem. E também um desenho que eu pintei do Dodô. Me conta aí nos comentários se você já conhecia o Dodô e se você gostou de conhecer as curiosidades sobre ele. 

Beijos: Manu 💝









 Fonte da Pesquisa;

 Enciclopédia Maluca dos Animais, escritora Adrienne Barman

Wikipédia


Genteee! Meu sonho se realizou! Ganhei minha cachorrinha!

 

Oi gente,  no meu  aniversário  do ano passado meu  sonho  se  realizou, ganhei  a cachorrinha  que  eu  tanto queria. De tanto eu pedir  meus  pais me deram  essa cachorrinha que eu coloquei o nome de  Frida. Eu fiquei muito feliz, eu fiquei muito animada,  eu amo cuidar  da  Frida ela é a  minha filha de 4  patas, Eu  amo a  Frida  e a Frida me ama.