Você conhece o Lince-Ibérico?

Procurando um novo animal para pesquisar no meu Roteiro de Estudos eu conversei com a minha professora e disse que eu gosto muito do Lince-Ibérico, pois eu acho esse animal bem bonito e também bem interessante, por parecer pra mim uma gato selvagem 😁

Ele está na minha Enciclopédia Maluca dos animais e me chamou bastante a atenção por estar no grupo dos ameaçados. Então vamos as curiosidades sobre ele? E também saber porque ele está ameaçado?

Curiosidades e características:

Ele tem muitas características típicas dos linces: orelhas peludas, pernas longas, cauda curta e um colar de pelo que se assemelha a uma barba. 

O lince-ibérico tem uma cor castanho-amarelada com manchas.

O comprimento da cabeça e do corpo é de 85 a 110 centímetros, com a pequena cauda com um comprimento adicional de 12 a 30 centímetros. 

O macho é maior que a fêmea e podem pesar até cerca de 27 kg. A longevidade máxima na natureza é de treze anos.

Onde ele vive? 

No sul da Europa

O que ele come?

O lince-ibérico é especialista na caça de coelhos, os quais representam a maior parte da sua dieta, ele tem dificuldade de se adaptar a outro tipo de alimentação.

Um macho necessita de um coelho por dia; uma fêmea grávida come três coelhos por dia.

Porque ele é um animal ameaçado de ser extinto?

O coelho que é a sua principal fonte de alimento, começou a ter uma queda em sua população devido a doenças, isso afetou bastante a população de linces também. 

O lince também foi afetado pela perda de matagal, que é o seu habitat principal, pelo desenvolvimento humano, incluindo mudanças no uso do solo e pela construção de barragens e estradas. 

Os atropelamentos com veículos são a principal causa de morte não-natural do lince-ibérico.

O lince-ibérico foi uma espécie em perigo crítico até 2015, para agora ser considerada uma espécie em perigo. Ainda assim, é a espécie de felino mais ameaçada no mundo e o carnívoro em maior perigo na Europa.

 De acordo com o grupo de conservação SOS Lynx, se o lince-ibérico desaparecesse, seria a primeira espécie de felino a ficar extinta desde os tempos pré-históricos.

 Está categorizado como espécie em perigo por várias organizações, incluindo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). 

A reprodução em cativeiro e os programas de reintrodução na natureza têm aumentado o seu número. Numa tentativa de salvar esta espécie da extinção, teve início o projeto Europeu de Vida Natural que inclui a preservação do habitat dele, monitorização da população do lince, e gestão das populações de coelho.

Espero que vocês tenham gostado de conhecer a respeito desse animal tanto quanto eu gostei. Espero que ele não seja extinto e que esses trabalhos de preservação da espécie do lince-ibérico continuem dando certo. 

Agora vou deixar umas fotos que eu escolhi para vocês verem a beleza desse animal, a última foto eu que tirei, é da minha enciclopédia!






Fonte: Enciclopédia Maluca dos Animais Editora: Raposa Vermelha

Wikipédia

 União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). 

Um comentário:

  1. Adoro sua dedicação e amor pelos animais, filha querida. Uma pena o Lince estar ameaçado de extinção, mas que bom que estão tentando reverter isto.
    Te amo!

    ResponderExcluir