Tudo sobre a Vaca Marinha!


Minha professora pediu pra eu pesquisar sobre a vaca marinha e eu amei saber mais sobre ela, você conhece esse animal? Ela também já foi extinta, uma pena. 

Era uma espécie de animais com corpo de pele grossa e amarronzada, com tamanho que alcançava oito metros de comprimento e seis de largura, enorme né? Ela podia pesar até onze toneladas; com cauda em forma de meia-lua e nadadeiras semelhantes a ganchos; além de rosto pequeno, com olhos e narinas também pequenos. Devia ser muito fofa, imagino que devia parecer um pouco com os leões marinhos que eu adoro. 

O nome científico é Hydrodamalis gigas, conhecido popularmente como dugongo-de-steller ou vaca-marinha-de-steller, mas vamos chamar só de vaca marinha mesmo aqui pra facilitar a nossa vida 😅

Vamos as Curiosidades sobre ela:

É uma espécie extinta de mamífero marinho da ordem Sirenia. Este animal habitava o mar de Bering, Seus fósseis foram encontrados no Oceano Pacífico. Próximo a costa da Califórnia e do Japão. 

A espécie foi descrita pela primeira vez pelo naturalista alemão Georg Steller em 1741, numa altura em que já era bastante rara. Por isso o nome Vaca Marinha de Steller. 

Não tinha orelhas. 


Os adultos não tinham dentes. 


Por causa de seu peso e estrutura corporal as vacas marinhas eram animais bastante lentos.


Era um animal herbívoro, altamente especializado para ambientes costeiros de águas frias e pouco profundas, ricas em algas e outra vegetação marinha.


Vivia em manadas, próximo a rios. Pouco se sabe a respeito dos hábitos de vida ou reprodução, mas os estudiosos imaginam que formassem casais monogâmicos e que o período de gestação fosse longo. Relatos contemporâneos indicam que as fêmeas davam à luz apenas uma cria, na altura do Outono.

Causa da extinção


A extinção da Vaca Marinha está relacionada à chegada ao mar de Bering de pescadores que queriam a sua carne e o seu couro 😢😢 ( Saber disso me deixa muito triste) 


A vaca marinha serviu como fonte de alimento e era caçado pela sua carne, que tinha textura e sabor semelhantes ao bife de vaca, por isso era conhecida como vaca marinha. 


A gordura era aproveitada para cozinhar ou para as lâmpadas a óleo, e o leite das fêmeas era consumido diretamente ou transformado em manteiga. O couro era usado para fabricação de roupas.


Mas a caça não foi o único motivo de extinção. Juntamente com as vacas marinhas, os pescadores fizeram mal também as populações de lontras-marinhas que se alimentavam, entre outras coisas, de ouriços-do-mar. Com os seus predadores morrendo, a população de ouriços explodiu e, como se alimentavam da mesma vegetação marinha, tornaram-se competidores das vacas marinhas. Em 1755 foi emitida uma ordem nos portos do mar de Bering que proibia a caça das vacas marinhas. Porém nesta altura a espécie já se encontrava em declínio acentuado e um dos últimos animais foi caçado em 1768. 😞


Por isso que eu não como carne de nenhum animal. Eu e minha família nos tornamos vegetarianos pela preservação dos animais e também pela nossa saúde. Um dia eu venho contar mais sobre a nossa alimentação e o que fazemos aqui em casa pra ajudar a preservar a natureza. 


Você gostou de conhecer esse animal? Conta pra mim, eu adorei! 

Beijos: Manu💓






Um comentário:

  1. Oi Manu! Que legal conhecer essa vaca marinha! Um animal muito interessante! Amei! Obrigada por postar estas curiosidades!

    ResponderExcluir