Tudo sobre o lobo-guará!

 

O animal que escolhi dessa vez para pesquisar foi o lobo-guará. Eu me interessei por esse animal por achar ele um bicho bem legal, parecido com uma raposa.  Pesquisei e descobri que o lobo-guará é um canídeo que apresenta entre 95 cm e 115 cm de comprimento, cerca de um metro de altura, cauda com tamanho entre 38 cm e 50 cm e peso entre 20 kg e 30 kg, quase igual ao do meu irmão, rsrs.  Devido a essas características, esse animal é considerado o maior canídeo da América do Sul. Além do seu tamanho, o lobo-guará é conhecido por suas longa pernas finas, que o ajudam a correr melhor e ver todo o lugar onde está, principalmente os lugares que tem o mato mais alto. 

Observe na foto a coloração típica da pelagem do lobo-guará.
Observe na foto a coloração típica da pelagem do lobo-guará.

A pelagem do lobo-guará é laranja-avemelhada em grande parte de seu corpo. O termo guará tem origem na língua indígena tupi e significa “vermelho”, que é a cor de praticamente todo o pelo dele. 

Esse animal apresenta ainda uma crina, tipo a de cavalo só que bem menor, com pelos negros que vai do alto do cabeça até a região das costas dele. A coloração negra é também observada no focinho e nas pernas finas. Na região interna do pescoço, parte interna da orelha e ponta da cauda, a coloração é branca. Por isso ele parece tanto com a raposa, o que também faz com que ele seja parecido coma raposa é a cabeça pequena e grandes orelhas

Onde o lobo-guará vive:

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o lobo-guará vive nos biomas Cerrado e Pampa. Ele geralmente é observado em áreas mais abertas, como campos.

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a espécie é encontrada em países como Argentina, Bolívia, Brasil (siiiim tem lobo-guará no nosso País!), Paraguai e Peru, estando possivelmente extinta no Uruguai. O mais legal é que a maioria da população de lobos-guarás vive no Brasil. Eu adorei descobrir isso. 

Comportamento do lobo-guará

O lobo-guará é um animal com hábito, principalmente, crepuscular-noturno. É solitário e, apesar de ser denominado um lobo, não é feroz, como os famosos lobos-cinzentos. Os lobos-guarás atacam raramente e apenas quando se sentem ameaçados, preferindo ficar longe dos seres humanos. Eles marcam seu território utilizando fezes e urina ( a Frida também já fez isso por aqui, quem tem cachorro sabe do que eu tô falando rsrsrs)  e também são capazes de vocalizar para se comunicarem com parceiros e filhotes, sendo uma das funções dessa vocalização a localização dentro do território.

O lobo-guará é um animal solitário e mais ativo ao entardecer e à noite.
O lobo-guará é um animal solitário e mais ativo ao entardecer e à noite.

Alimentação do lobo-guará

O lobo-guará, ao contrário do que muitos imaginam, não se trata de um animal totalmente carnívoro e sim a maior parte da sua alimentação é onívora, se alimentam de ovos, vegetais e animais pequenos. Dentre os alimentos que fazem parte de sua dieta, incluem-se artrópodesvertebrados de pequeno e médio porte, como roedores e algumas aves, e frutos, como o araticum e a lobeira, também conhecida como fruta-do-lobo e tida como um dos seus alimentos favoritos.

Vale salientar que o lobo-guará apresenta grande importância como dispersor de sementes. No caso da lobeira, por exemplo, observa-se que a passagem da semente pelo seu trato digestório favorece a sua germinação.

Reprodução do lobo-guará

O lobo-guará apresenta hábitos solitários, porém, na época reprodutiva, verifica-se a formação de casais. Mesmo após o nascimento dos filhotes, o casal permanece, sendo observado o cuidado parental. Além disso, a fêmea permanece na toca após o nascimento dos filhotes, sendo nesse período alimentada pelo macho. A gestação dura cerca de 65 dias, e nascem, em média, de três a seis filhotes. Os filhotes de lobo-guará apresentam pelagem de cor preta ao nascerem, sendo observada, a partir do sétimo mês, a coloração já adulta neles.

Lobo-guará e risco de extinção

O lobo-guará, assim como vários animais que compõem a nossa fauna, sofre com a ação do homem. As ameaças enfrentadas por essa espécie são a destruição do habitat, a caça e captura, os acidentes em rodoviais e as doenças adquiridas pelo contato com espécies domésticas. Atualmente a espécie é classificada, na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), como “quase ameaçada”.

Esse animal tão lindo das matas do nosso país está na nota de duzentos reais 



Eu gosto tanto desse animal que já até pedi uma nota dessa pro meu pai e pra minha mãe, kkk. Não custa tentar né gente? Diz se não é uma nota linda? 

Agora deixo pra vocês um desenho do lobo-guará que eu fiz com muito carinho pra colocar aqui na pesquisa. Estou muito feliz em compartilhar com vocês que minha professora tia Kelli que é quem me orienta nas pesquisas venceu a luta contra o covid e vamos estar juntas trazendo muitas novidades sobre os animais aqui pra vocês. Se puderem deixem comentários dizendo o que acharam da pesquisa e do desenho, beijinhos!